Pular para o conteúdo principal

Abajur, lustre, pendente, arandela ou plafon?

Especialista explica as diferenças entre os produtos e como utilizar cada um na decoração

Há algum tempo a iluminação deixou de ser apenas funcional, para se tornar parte da decoração. Lustres, pendentes, abajures, arandelas e plafons e luminárias de mesa e de piso, dos mais variados estilos, iluminam, decoram, criam sensações e personalizam os ambientes. Porém, com tantos produtos diferentes, escolher pode ser um desafio. Para ajudar nessa tarefa, Daniele Bagatoli, sócia da Luna Luce Iluminação e pós-graduada em Iluminação e Design de Interiores, explica as diferenças entre eles e dá dicas de como utilizar cada um.

Abajures:
O nome vem do francês abat-jour, que significa “abaixar a luz”. Criados com objetivo de proporcionar um ambiente mais intimista e de relaxamento, os abajures funcionam filtrando a luz emitida pelas lâmpadas através de suas cúpulas. Versáteis, são muito utilizados no quarto, na lateral da cama, na sala, ao lado do sofá, ou em mesas de escritórios, mas a verdade é que eles ficam bem em qualquer ambiente. Como existem inúmeros modelos à venda, é preciso prestar atenção em alguns fatores antes de escolher, como o estilo, o tamanho do espaço onde a peça será colocada e a função e o tipo de iluminação que se deseja acrescentar.

Lustres:
Esse é o nome dado para as luminárias com braços, os quais geralmente possuem uma corrente de elos para sustentação. Devido a sua beleza, os lustres de cristais são usados tanto para iluminar quanto simplesmente para decorar, dando um toque especial aos espaços. Tradicionalmente em estilo clássico, hoje em dia há no mercado peças mais modernas, o que tem impulsionado a utilização nos mais diversos tipos de ambientes. Oferecem uma iluminação abrangente e intensa, devido ao grande número de lâmpadas que exigem. Para escolher, verifique as dimensões do cômodo. Espaços pequenos tendem a aparentar ainda menores com lustres muito grandes.

Pendentes:
São peças suspensas por cabos de aço, fios ou até mesmo correntes, mas que não possuem braços como os lustres. Disponíveis em vários tamanhos e modelos, os pendentes podem ser usados em diversos tipos de ambientes e estilos de decoração. Oferecem uma luz focada e, por isso, para iluminar áreas maiores é necessário o uso de várias peças.

Plafons:
São luminárias de sobrepor ou de embutir. Oferecem iluminação direta, difusa ou pontual, dependendo do modelo. Podem, também, oferecer vários tipos de iluminação juntas no mesmo ponto. São normalmente instaladas em ambientes com pé direito baixo, buscando deixar a área de circulação livre.

Arandelas:
Também chamadas de apliques, as arandelas são luminárias de instalar em paredes. São usadas em banheiros, na lateral ou em cima de espelhos, em paredes de halls de entrada e corredores, em laterais de lareiras e de camas, substituindo abajures, e em muros. Geralmente a altura de instalação é 1,7 metro do chão e há opções vedadas para uso externo.


 Sobre a Luna Luce Iluminação:
Inaugurada em 2009, a Luna Luce Iluminação é uma empresa familiar administrada pela família Bagatoli, conhecida por seus mais de 30 anos de experiência na fabricação de luminárias. A loja trabalha com as melhores fábricas nacionais e internacionais e está sempre em busca de novas tendências no mercado. Para garantir um melhor atendimento aos clientes, a equipe é composta por designers de interiores e especialistas em iluminação.

Contato:
Luna Luce Iluminação
Endereço: Av. Nossa Senhora Aparecida, 649, Seminário - Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3085-1177

Crédito do texto e imagem: 
Virgínia Vargas - Assessora de Imprensa - (41) 3325-3443 / 9611-2170 - virginiavargas.assessoria@gmail.com

Postagens mais visitadas deste blog

Feijão Maravilha!

Sábado é dia de feijoada. E quem não gosta de feijoada?

Pois é, esse prato típico é delicioso, agrada a todos e é uma ótima escolha para ser servida aos amigos. Basta um pouco de criatividade para tornar o seu evento muito mais charmoso. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença!

Vou mostrar alguns exemplos, começando pela laranja, que eu fiquei apaixonada! kkkkk


Daqui: http://ateliegaaya.blogspot.com.br/


Daqui:  http://carolbycalu.com/2011/02/10/quarta-e-dia-de-feijoada/


Daqui: http://adinoela.blogspot.com.br/2012/05/e-tempo-de-feijoada.html


Daqui: http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/2008_02.html


Daqui: http://amandicaindica.blogspot.com.br/2012/03/voce-sabe-como-organizar-uma-feijoada.html




Daqui: http://www.copyepaste.com/2011/05/festa-do-bem.html


Daqui: http://lepartieventos.blogspot.com.br/2012/05/decoracao-rustica-feijoada-no.html


Daqui: http://segredosdaanna.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html


Daqui: http://www.custojusto.pt/Porto/Moveis-Decoracao/Bolas+decorativas…

Estante Casinha de Boneca - Quarto de Menina

Uma maneira divertida e decorativa para guardar brinquedos.

No projeto da Arquiteta Cecy Rivabem, a estante de madeira em forma de casinha se destaca pela funcionalidade e beleza.

Além de ser uma casinha bem fofa, tem espaço suficiente para guardar brinquedos. Nos nichos ficam os bichinhos de pelúcia mais bonitinhos, para decoração. Nas gavetas, que foram projetadas para que a criança não prenda os dedos ao fecha-las, ficam os brinquedos com peças, bonecas e até mesmo os jogos, pois tem profundidade suficiente para isso.

Além de tudo isso, esse móvel possui uma mesa para desenho.

Qual criança que não ia amar??







Fotos: Acervo pessoal da Aquiteta Cecy Rivabem.

O essencial e o que deve ser evitado na decoração da cozinha

Algumas dicas são importantes para que o ambiente una beleza, praticidade e organização
Não é de hoje que a cozinha é conhecida como o coração da casa. Por ser um dos cômodos mais utilizados no dia a dia, merece atenção especial na hora de decorar, para que seja belo e ao mesmo tempo prático e funcional.
Foto: Natasha Bagatoli
Um dos itens indispensáveis neste ambiente, mesmo que o espaço seja diminuto, é um gaveteiro, ideal para acomodar talheres, panos de pratos e acessórios pequenos. “Prateleiras que guardam alimentos, pratos, copos e panelas também são essenciais. Quem pode investir um pouco mais, pode optar por colocar aramados nos móveis, pois eles ajudam muito na organização", conta a designer de interiores da Evoque Ambientes Personalizados, Luana Mota.
Foto: Natasha Bagatoli
Um dos desafios na hora de decorar a cozinha é a distribuição do mobiliário, a qual deve ser pensada em função dos pontos de hidráulica e elétrica e dos eletrodomésticos. “Quando as cozinhas são muito peq…