Pular para o conteúdo principal

O Retrô na Decoração


Aposte na tendência que chega com tudo para equilibrar e dar charme aos ambientes

Assim como a moda, a decoração também utiliza referências das décadas passadas. Se hoje os anos 1970 estão em todas as lojas de roupas, nas de mobiliário os anos 1950 e 1960 também aparecem com força. Confira as dicas do arquiteto e sócio da Habitable Cadeiras, Miguel Feres Rodrigues, para investir na tendência e deixar os ambientes charmosos e equilibrados.
O design leve, que suaviza eventuais durezas na decoração, seduz o comprador interessado em mobiliário de inspiração retrô. As cores dos tecidos, claras e pastéis, e os estampados característicos da época, aliados ao trabalho de alta marcenaria destacando a madeira, são itens que geralmente atraem as pessoas de bom gosto.  “Para acertar, lembre-se da palavra equilíbrio. Por exemplo: se você tem uma mesa rústica de madeira, pesada e imponente, a composição com cadeiras retrôs irá levantar e equilibrar o ambiente, deixando-o mais leve e agradável. Um espaço com móveis muito pesados, sempre recebe muito bem o retrô, com suas formas mais arredondadas e design clean, quase minimalista”, afirma Miguel.
É por isso que é muito comum os móveis com inspiração nos anos 1950 e 1960 aparecerem combinados com outros estilos de mobiliário. “Dificilmente vamos encontrar um ambiente inteiro retrô. O mais comum é utilizar algumas peças desse estilo juntas a peças de outro, evitando, com isso, o exagero e a aparência datada na decoração”, acrescenta o arquiteto.
Outra vantagem do design retrô é que ele se encaixa em qualquer tipo de decoração. Mesmo ambientes com muitas informações, com largo uso de pedras, granitos e cores nas paredes, costumam receber muito bem o mobiliário retrô. “As peças em madeira e com cores alegres e joviais aliviam e aquecem o espaço”, explica Miguel.
Pode-se também utilizar uma peça retrô como móvel expositor, ou seja, um móvel colocado para ser a sensação do espaço como um todo. “Somente em ambientes estritamente clássicos é preciso cuidado antes de inserir esse estilo porque ele destoa, briga com a decoração. Como o design retrô veio após o uso do clássico e surgiu muito diferente, a combinação não costuma ficar agradável”, finaliza Miguel.



Sobre a Habitable Cadeiras
Inaugurada em 1990, a Habitable Cadeiras trabalha com os produtos de fabricação própria, tais como cadeiras para salas de jantar, para cozinhas e áreas externas, bancos, mesas e poltronas, todos com design diferenciado e qualidade que serve de parâmetro para diversas outras marcas em todo o Brasil.

Serviço:
Habitable Cadeiras
Endereço: Rua Padre Antônio, 141, Centro – Curitiba (PR)
Telefone: (41) 3353-2462

 Crédito de texto:
Virgínia Vargas - Assessora de Imprensa (41) 3325-3443 / 9611-2170 virginiavargas.assessoria@gmail.com 

Postagens mais visitadas deste blog

Feijão Maravilha!

Sábado é dia de feijoada. E quem não gosta de feijoada?

Pois é, esse prato típico é delicioso, agrada a todos e é uma ótima escolha para ser servida aos amigos. Basta um pouco de criatividade para tornar o seu evento muito mais charmoso. Os pequenos detalhes fazem toda a diferença!

Vou mostrar alguns exemplos, começando pela laranja, que eu fiquei apaixonada! kkkkk


Daqui: http://ateliegaaya.blogspot.com.br/


Daqui:  http://carolbycalu.com/2011/02/10/quarta-e-dia-de-feijoada/


Daqui: http://adinoela.blogspot.com.br/2012/05/e-tempo-de-feijoada.html


Daqui: http://www.chucrutecomsalsicha.com/archives/2008_02.html


Daqui: http://amandicaindica.blogspot.com.br/2012/03/voce-sabe-como-organizar-uma-feijoada.html




Daqui: http://www.copyepaste.com/2011/05/festa-do-bem.html


Daqui: http://lepartieventos.blogspot.com.br/2012/05/decoracao-rustica-feijoada-no.html


Daqui: http://segredosdaanna.blogspot.com.br/2012_08_01_archive.html


Daqui: http://www.custojusto.pt/Porto/Moveis-Decoracao/Bolas+decorativas…

Decoração no Estilo Mineiro

Estante Casinha de Boneca - Quarto de Menina

Uma maneira divertida e decorativa para guardar brinquedos.

No projeto da Arquiteta Cecy Rivabem, a estante de madeira em forma de casinha se destaca pela funcionalidade e beleza.

Além de ser uma casinha bem fofa, tem espaço suficiente para guardar brinquedos. Nos nichos ficam os bichinhos de pelúcia mais bonitinhos, para decoração. Nas gavetas, que foram projetadas para que a criança não prenda os dedos ao fecha-las, ficam os brinquedos com peças, bonecas e até mesmo os jogos, pois tem profundidade suficiente para isso.

Além de tudo isso, esse móvel possui uma mesa para desenho.

Qual criança que não ia amar??







Fotos: Acervo pessoal da Aquiteta Cecy Rivabem.