Aquecimento solar para piscinas: o queridinho da vez


Ele permite que se usufrua de água quentinha de forma sustentável e sem custo mensal

Em função de Curitiba ser uma cidade de clima ameno, ainda existe a cultura de que as piscinas podem ser pouco utilizadas, porém de uns anos para cá esse cenário vem se tornando totalmente diferente. O mercado vem crescendo mais de 10% ao ano em função, principalmente, do uso de sistemas alternativos de aquecimento, como o solar, o qual permite que as pessoas usufruam da piscina quentinha de forma econômica e o melhor, com sustentabilidade.
Essa é, inclusive, a maior vantagem do aquecimento solar. “Hoje há uma preocupação maior com o meio ambiente e também com os custos que um equipamento vai gerar ao longo de sua vida útil, por isso essa tecnologia sustentável tem sido a escolhida da maioria das pessoas que instalam um sistema de aquecimento em suas piscinas. O aquecimento solar é uma ótima opção pois, fazendo as contas, ele se paga em cerca de três anos se pensarmos no valor que deixa de ser gasto com energia ou gás”, afirma o gerente geral da Igarapé Piscinas, Rinaldo Hayashi.


Fácil de ser instalado, o aquecimento solar para piscinas não exige um reservatório de água para esquentar. “Neste caso a própria piscina atua como um boiler. Para colocá-lo em uso são instalados coletores solares em um local onde a incidência de sol é maior, como um telhado com inclinação face norte ou oeste. A partir daí, os coletores começam a captar a radiação e transformam a energia solar em energia térmica, aquecendo a água”, explica Rinaldo.
Outra vantagem do sistema é seu funcionamento de forma inteligente. “Quando a piscina chega a uma determinada temperatura, os coletores são drenados automaticamente para dentro da piscina, voltando a funcionar conforme a perda de calor. À noite, quando não tem sol, uma dica para que a água não esfrie muito, é investir em uma capa térmica, a qual evita a perda do calor acumulado durante o dia”, aconselha o gerente.
Para quem já possui uma piscina e está pensando em instalar um aquecimento solar, a boa notícia é que é possível fazê-lo sem a necessidade de obras muito drásticas. “Esse sistema não exige uma nova instalação de conexões entre a piscina e a casa de máquinas, somente tubos de conexão simples, os quais ligarão a casa de máquinas e os coletores. Consequentemente, o sistema custa bem menos do que o tradicional. Podemos dizer que atualmente é a opção mais barata do mercado”, finaliza Rinaldo.

Sobre a Igarapé Piscinas:
Com 21 anos de tradição, a Igarapé Piscinas ocupa uma posição de destaque no mercado paranaense, disponibilizando toda sua experiência para a construção de piscinas, spas e saunas secas e úmidas. Representante de tecnologias de última geração, no que se refere à automatização na limpeza física e no tratamento químico de água, a Igarapé busca oferecer e utilizar alternativas mais modernas e saudáveis nas piscinas. Atendendo aos mais exigentes projetos elaborados por arquitetos, engenheiros e construtoras, a marca garante uma execução de obras com seriedade, responsabilidade e respeito às normas de segurança da ABNT.

Contato:
Igarapé Piscinas
Endereço: Av. Mal. Humberto de Alencar Castelo Branco, 516
Telefone: (41) 3262-0013

Créditos de foto e texto: 
Virgínia Vargas
Assessora de Imprensa
(41) 3537-2262 / 99611-2170

Postagens mais visitadas deste blog

Feijão Maravilha!

Queijos e Vinhos - Mesas Decoradas